Dom Murilo Krieger, nomeado pelo Papa como novo Arcebispo de Salvador (BA) e assim, novo Arcebispo Primaz do país, tomará posse no próximo dia 25, sexta-feira, na Catedral Basílica, no Centro Histórico da capital baiana. O arcebispo catarinense foi nomeado depois de nove anos à frente da Arquidiocese de Florianópolis.

Os fiés catarinenses terão a oportunidade, em três celebrações, de expressar gratidão antes da partida de Dom Murilo à primeira Arquidiocese do Brasil, a de São Salvador da Bahia, fundada em 25 de fevereiro de 1551, informou hoje a Rádio Vaticano.

Nesta quarta-feira, às 20h, em Governador Celso Ramos, na região metropolitana de Florianópolis, Dom Murilo estará no Centro de Evangelização Angelino Rosa.

Na sexta-feira, dia 18, às 19h30min, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, Dom Murilo recebe religiosos e autoridades para a inauguração do novo altar, sacristia e espaço museológico.

No sábado, dia 20, também às 19h30min, Dom Murilo celebrará missa na Igreja São Luiz Gonzaga, em Brusque, cidade natal do novo Arcebispo Primaz do Brasil.

Ele sucede o Cardeal Geraldo Majella Agnelo cuja renúncia foi aceita por Bento XVI ao cumprir o limite de idade de 75 anos. No dia 12 de janeiro de 2011 o purpurado teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI.