O postulador da causa de canonização do Servo de Deus João Paulo II disse durante um encontro na Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma, que o futuro beato "pronunciava as palavras de Deus com sua vida".

O postulador e sacerdote polonês Slawomir Oder, ofereceu uma palestra no dia 9 de março sobre a santidade de João Paulo II e assinalou que estes últimos seis anos à frente do processo de beatificação foram "a etapa mais importante de minha vida".

O Padre recordou que ele não foi o artífice da beatificação, e sim as milhares de cartas que pediam este processo. "Estamos convencidos de mostrar à história os motivos pelos quais é santo", e "somos muitos os que através do processo queremos conhecê-lo".

Mons. Oder, afirmou que João Paulo II era fascinante, e em momentos de dificuldade - ao final de sua vida, da paralisia- defendia a palavra do Evangelho. "Quando não podia mais falar porque tinha perdido esta capacidade, falava com sua impotência humana, da força de sua fé emanava seu comportamento".
 
Ele explicou finalmente que "a santidade é um processo, uma resposta que o homem dá pela graça de Deus, quem acode a Ele deixa transformar seu coração", e concluiu assinalando que "colaborando com a graça de Deus pode-se chegar aonde eles (os santos) chegaram".