O Arcebispo de San Salvador (El Salvador), Dom José Luis Escobar Alas, solicitou ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "uma palavra de compromisso" para a esperada reforma migratória integral no país norte-americano oferecida pelo mandatário em diversas ocasiões.

Na habitual conferencia de imprensa logo depois da Missa dominical, o Prelado fez esta afirmação diante da próxima visita, nos dias 22 e 23 de março, do presidente Obama a El Salvador, terceira escala de sua excursão que também o leva ao Brasil e ao Chile.

Dom Escobar disse que "queríamos pedir ao senhor presidente dos Estados Unidos seu esforço, sua boa vontade, seus melhores ofícios, para que a reforma integral migratória tenha lugar em seu período presidencial".

O Presidente de El Salvador, Mauricio Funes, pedirá a Obama a reforma migratória integral e um benefício migratório definitivo para os 217 mil salvadorenhos amparados pelo Status de Amparo Temporário (TPS), uma norma que os permite trabalhar nos Estados Unidos e que foi prorrogada em várias ocasiões.

A última prorrogação foi dada até em 9 de março de 2012 e se outorga a imigrantes após conflitos armados e desastres naturais e que beneficiou cidadãos de várias nações centro-americanas afetadas por furacões e terremotos, como El Salvador.

O Arcebispo disse também que "sabemos que não depende totalmente dele, mas quiséramos que houvesse uma palavra de compromisso, uma palavra que de alguma forma dê esperança que vai ser obtida a reforma migratória integral, eu acredito que isso é o principal".

"Que exista essas leis que criminalizam a pessoa inocente, não é justo; que exista essas leis que obrigam a separar a família, os pais dos filhos, não é justo, e que um rapaz não possa estudar na universidade porque não tem a nacionalidade ou a residência lá, não é justo".

"Tomara que neste aspecto tenhamos uma boa notícia", expressou.

Finalmente o Arcebispo alentou a pedir a Deus "que ilumine a mente e mova o coração de nossas autoridades para que tomem as melhores decisões".