A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) arquivou um estudo que destaca a eficácia da educação para a abstinência na luta para reduzir a infecção do HIV, e encomendou um segundo estudo a um pesquisador conhecido por defender a distribuição de preservativos.

A organização Focus on the Family fez a denúncia e solicitou que membros chave do Congresso, investiguem a razão pela qual uma agência de saúde governamental, supostamente encarregada de distribuir recursos para os esforços de prevenção do HIV na África, contradiz a política da administração Bush de apoiar a educação na abstinência.

Este assunto é tratado a fundo na edição de março da Revista Citizen de Focus on the Family, enviada a centenas de senadores e congressistas. O artigo de fundo, intitulado “Enterrando a Verdade”, examina a investigação suprimida, dirigida pelo cientista de Harvard Edward C. Green, que descreve a si mesmo como “liberal secular”.

“O que a USAID fez é dar uma bofetada na cara à administração a que se supõe deve servir”, declarou Peter Brandt, diretor geral de política governamental pública.

“A política estabelecida pelo presidente Bush na prevenção de doenças  sexualmente transmissíveis é a de reforçar em primeiro lugar a educação para a abstinência,  pois é a maneira que provou cientificamente salvar vidas.”