O Bispo de Sendai (Japão), Dom Tetsuo Hiraga, assinalou hoje que "estamos estarrecidos" ante a possibilidade de um desastre nuclear na usina de Fukushima onde se registrou esta manhã uma terceira explosão.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Prelado japonês, encarregado de uma das diocese mais afetadas pelo terremoto e o tsunami de 11 de março, indicou que "nós, vivendo em Sendai não temos idéia clara da situação até agora. Vocês em outros países têm melhor idéia da tragédia".

Sem eletricidade desde o sábado e com os telefones restabelecidos a partir de hoje, o Bispo explica que os habitantes da zona não sabem bem o que ocorre na usina nuclear de Fukushima, situada a pouco mais de 100 quilômetros de Sendai.

Esta usina está sob vigilância logo depois de uma terceira explosão e um incêndio ocorridos hoje no reator 2.

Os peritos em energia atômica das Nações Unidas e Estados Unidos procuram ajudar as equipes japonesas para restabelecer os sistemas de esfriamento, danificados durante o terremoto, para deter assim a possível fusão.

"Estamos estarrecidos. Só temos os anúncios do governo e não temos outra fonte de informação".

"Não sabemos nem mesmo o que aconteceu nas nossas paróquias nas cidades e vilas junto à costa. Não temos maneira de contatá-los. Só espero que o povo da minha diocese possa estar junto e se mantenha forte para superar este desastre", concluiu.