Com o fim de refletir sobre a contribuição das comunicações à evangelização se realiza nos dias 4 e 5 de abril o Primeiro Seminário de Comunicação Institucional da Igreja que se realiza no Centro de Extensão da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

O evento foi organizado pelo DUOC-UC, uma fundação educacional chilena criada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, junto com a Área Pastoral de Comunicações da Conferência Episcopal do Chile, o Departamento de Opinião Pública da Arquidiocese de Santiago e o Escritório de Comunicações da Prelatura pessoal do Opus Dei.

Segundo os organizadores o Seminário tem como objetivo principal "contribuir à profissionalização das comunicações da Igreja, entregar ferramentas da comunicação institucional aos que participam no processo de comunicação da Igreja e preparar os comunicadores para enfrentar pró-ativamente as controvérsias comunicativas.

Entre os expositores estarão acadêmicos de universidades européias; artistas e realizadores áudio-visuais; diretores de comunicação corporativa e porta-vozes de instituições e eventos eclesiásticos; assim como profissionais que exercem cargos importantes em meios de comunicação, escritórios de imprensa e agências de marketing.

O Seminário está dirigido a quem trabalha nos âmbitos das comunicações e imprensa nas dioceses, congregações religiosas, universidades e diversas instituições católicas.