Durante sua homilia da Eucaristia celebrada na Catedral da cidade, o novo Arcebispo de San Antonio, Dom. José Gómez, de 53 anos de idade, assinalou que o sacerdócio “tem tudo a ver com sacrifício” já que “o bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”, em alusão a seu ministério episcopal.

Durante a Missa de posse celebrada na Catedral de São Fernando, perante o Núncio Apostólico, Dom. Gabriel Montalvo, e outros 50 bispos e arcebispos; o novo Arcebispo de San Antonio mencionou que “o Evangelho desta tarde recorda aos que pertencemos ao sacerdócio ordenado que guiar o povo de Deus tem muito pouco a ver com o poder. Tem tudo a que ver com sacrifício. ‘O bom pastor dá sua vida por suas ovelhas’”.

O Prelado recordou que os pastores, como ele, estão chamados a amar, a servir, a formar e a defender o Povo de Deus: a Igreja. “A ordenação muda quem somos. Transforma-nos in persona Christi – na pessoa de Cristo, para que Sua vida e Seu amor se transformem em nossa vida e nosso amor”, acrescentou.

“O Salmo Responsorial nos recorda que somos “sacerdotes para sempre, de acordo à ordem de Melquesedec”. “Esse ministério é um privilégio, uma forma de serviço com um esplendor sagrado. Precisamos entesourar e alimentar essa dignidade, e deixá-la que renove nossa vida sacerdotal”, acrescentou Dom. Gómez.

O Arcebispo questionou o significado da palavra amar e respondeu energicamente que “significa viver e ensinar nossa fé católica sem desculpas. Significa pregar a pessoa de Jesus Cristo sem ter vergonha. Significa defender os pobres, imigrantes e os prisioneiros condenados à pena de morte. Significa levantar-se, uma e outra vez, pela santidade do bebê não nascido. Significa ser levedura no meio do mundo. O mundo está mudando, e necessita do testemunho católico mais do que nunca”.

Para finalizar sua homilia, Dom. Gómez se encomendou à Mãe de Deus “aqui, hoje, agora, que Deus nos dê a valentia de começar esse trabalho por intercessão da Mãe de Deus e nossa Mãe, Maria de Guadalupe. Que Ela interceda para que tenhamos um entusiasmo e compromisso renovados para amar a Deus e a outros em nossa vida diária”, concluiu.