O chanceler da Diocese de Niigata (Japão), Pe. Koichi Otaki, assinalou que o terremoto e tsunami que golpearam o país nesta sexta-feira, "nos recorda a precariedade da vida. A solidariedade e a assistência às vítimas sem dúvida será nosso compromisso pela Quaresma".

O sacerdote informou à agência Fides que o presidente da Cáritas no Japão, Dom Isao Kikuchi, "assegura que como comunidade católica japonesa, embora muito pequena, não deixaremos de realizar nosso compromisso e nossa solidariedade com as vítimas".

De Bangkok (Tailândia), o diretor da Cáritas-Ásia, Pe. Bonnie Mendes, indicou à agência Fides que estão "em contato constante com Cáritas do Japão que está monitorando a situação, os danos e as vítimas (...). Estamos esperando conhecer melhor a situação dos deslocados e suas necessidades para planejar uma intervenção de emergência".

Por sua parte, o Núncio Apostólico no Japão, Dom Alberto Bottari del Castello, disse à Rádio Vaticano que situações como estas fazem "compreender realmente qual é a dimensão do homem diante da natureza".

Segundo as últimas informações, o terremoto de 8,9 graus e o tsunami deixaram 288 mortos e 349 desaparecidos, sobretudo na cidade de Sendai (Miyagi), que foi a mais afetada. Entretanto, teme-se que estas cifras possam aumentar.