Em declarações à agência ACI Prensa, do grupo ACI em espanhol, o Pe. Francisco Morales, secretário de Pastoral Litúrgica da Arquidiocese de San José (Costa Rica), explicou que os fiéis que tenham incorrido no grave pecado do aborto poderão "encontrar a reconciliação durante o tempo de Quaresma".

O Pe. Morales assinalou no dia 9 de março que graças a uma concessão especial que outorgou o Arcebispo de San José, Dom Hugo Barrantes Ureña, todos os sacerdotes desta arquidiocese poderão absolver este pecado "a partir da quarta-feira de Cinzas até o segundo domingo de Páscoa, domingo da Divina Misericórdia".

O sacerdote disse à ACI Prensa que, em geral, "no caso do aborto, pela gravidade do delito, sua absolvição está reservada ao Ordinário (Bispo) ou ao Vigário Penitencial da diocese".

"Se uma pessoa vem a confessar-se deste delito, o que se faz é pedir à pessoa que venha outro dia enquanto se pede a potestade para podê-la absolver", afirmou.

Entretanto, cada ano na Quaresma o Arcebispo de San José outorga esta concessão especial aos sacerdotes, que está contemplada no Código de Direito Canônico, "para facilidade dos fiéis", finalizou.