A agência vaticana Fides informou que a cristã a Asia Bibi teme converter-se na próxima vítima do fundamentalismo islâmico no Paquistão, logo que foram assassinados o governador de Punjab, Salman Taseer; e o ministro das minorias religiosas, Shahbaz Bhatti, por sua oposição à lei de blasfêmia.

Na terça-feira 8, a agência Fides indicou que o temor surgiu logo que perto do cárcere paquistanês de Sheikhupura -onde está Bibi presa -, aparecessem "imagens com a figura de Taseer, e de Bhatti com um grande sinais de interrogação, acompanhadas da frase intimidante: 'Quem será a próxima?'".

A cristã foi condenada à morte por um tribunal de primeira instância no dia 8 de novembro de 2010, por supostamente ter blasfemado contra Maomé. Depois disto, tanto Taseer como Bhatti procuraram evitar sua execução e a derrogação ou modificação da lei de blasfêmia. Os extremistas islâmicos assassinaram o governador de Punjab no dia 4 de janeiro e o ministro no último 2 de março.

"Asia diz que uma parte de suas esperanças morreram com Bhatti, mas há outros elementos que ajudam a que ela siga tendo esperança: o apoio de todos os cristãos no Paquistão e em todo mundo; a visita de seus filhos, que foi possível depois dos problemas burocráticos, nos últimos dias", disse o advogado à agência Fides.

A defesa de Bibi explicou que devido às tensões atuais, é preferível esperar um tempo antes de iniciar o processo de apelação. Os responsáveis pela defesa legal da cristã indicaram que é urgente defender as minorias religiosas no Paquistão e proteger o "estado de direito".