Milhares de católicos veneraram neste fim de semana cinco relíquias da Paixão de Jesus Cristo, coleção que se expôs aos fiéis em várias Igrejas de sete cidades do estado do Arizona.

A mostra foi organizada pelos Cavaleiros de Colombo, organização católica com sede no Phoenix. Seu porta-voz, John García, declarou que “há evidência histórica da originalidade destes objetos, e para lhe dar a autenticidade o Vaticano mandou fazer muitos estudos que corroboraram que são objetos originais”.

“O propósito da exposição é tocar e estar perto do que foi parte de Cristo e isso significa muito para os católicos”, manifestou García.

Os assistentes tiveram a oportunidade de ver e inclusive tocar um pedaço da coroa de espinhos, uma parte da túnica utilizada para enterrá-lo e uma lasca da cruz onde foi crucificado. A coleção também inclui uma réplica exata de um dos pregos utilizados para a crucificação, assim como alguns utensílios usados na Última Ceia.

"Para nós é uma verdadeira honra contar com a presença destes sagrados objetos que representam o padecimento do filho de Deus", declarou o Arcebispo de Tucson, Dom. Gerald Frederick Kicanas.

A excursão das relíquias –que começou em 9 de janeiro no Hawai– visitará Baltimore, Detroit, Milwaukee e concluirá durante a Semana Santa na Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, em Los Angeles, Califórnia, para retornar logo ao Vaticano.
A exibição das relíquias é organizada originalmente por Apostolate for Holy Relics (Apostolado de Relíquias Santas), uma organização sem fins de lucro com sede em Los Anjos.