“A família na Europa: Fundamentos-Experiências-Perspectivas” é o tema do simpósio europeu de professores das universidades de todo o continente, que será celebrado de 24 a 27 de junho na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

O encontro foi promovido pela Pastoral  Universitária do Vicariato de Roma, em colaboração com os Ministérios de Instrução e de Trabalho e Políticas Sociais italianos.

Segundo um comunicado dos organizadores do evento, o objetivo do encontro acadêmico de debate interdisciplinar  “é abrir novas perspectivas de pesquisa sobre os problemas e o papel da família e da sociedade contemporânea, com a percepção de que a Europa se constrói na vida da comunidade, que manifesta as raízes da história e da cultura dos povos”.

O simpósio começará com uma relação introdutória sobre o tema “Pessoa, matrimônio e família” e várias intervenções de professores, entre elas a de Janne Haaland-Matlary, da Universidade de Oslo (Noruega).

Na sexta-feira 25, o Arcebispo Carlo Caffarra, de Bolonha (Itália), dará uma conferência sobre “A família: verdade e história”. Posteriormente está prevista uma audiência com o Papa.

À tarde falarão sobre experiências e problemas na Europa no campo da família. Intervirão entre outros professores Pierpaolo Donati, da Universidade de Bolonha; Rafael Navarro-Valls, da Universidade Complutense de Madri; Paul Ward, da Universidade de Dublín (Irlanda); Richard Puza, da Universidade de Tubinga (Alemanha); Alicja Grzeskowiak, da Universidade Católica de Lublin (Polônia); e  Johannes Strangas, da Universidade Panteion de Atenas (Grécia).

O sábado, 26, estará dedicado a sesões sobre diversos temas: Família e direito; Família, sociedade e instituições: Família e educação; Família e saúde; Família e economia; Família e idosos; Família e comunicação; e Família e expressões artísticas e literárias.