A Igreja Católica inicia hoje, com a quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma no qual, durante 40 dias e através da vivencia do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa na que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Neste tempo os fiéis estão chamados a trabalhar de maneira especial na conversão pessoal, exortação que durante a imposição das cinzas expressa o celebrante com as palavras: "Convertei-vos e crede no Evangelho".

Do mesmo modo, com a expressão "lembra-te de que és pó e ao pó voltarás" recorda-se a expiração e fragilidade da vida humana na qual a morte é um destino inevitável.

Na Roma antiga, os fiéis começavam com uma penitência pública no primeiro dia de Quaresma na que eram salpicados de cinzas, vestiam um traje de penitência e estavam obrigados a manter-se afastados até que se reconciliassem com a Igreja na quinta-feira Santa.

Quando estas práticas caíram em desuso entre os séculos VIII e X começou-se a colocar as cinzas nas cabeças de todos os membros da congregação.

Atualmente os fiéis são marcados com uma cruz na frente com as cinzas obtidas ao queimar as Palmas usadas em no domingo de Ramos do ano anterior.

Em sua mensagem para a Quaresma deste ano, apresentada no último 22 de fevereiro e intitulada "Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes”, o Papa Bento XVI alenta os católicos de todo o mundo a renovarem a graça recebida neste sacramento.

Neste tempo litúrgico da Quaresma, explica o Santo Padre, o jejum "faz que o amor a Deus seja também amor ao próximo", a oração "abre-nos à esperança que não falha, à vida eterna" e a esmola anima o compartilhar para superar "a tentação do ter, da avidez do dinheiro, que insidia a primazia de Deus na nossa vida".

O Santo Padre preside hoje uma procissão penitencial e uma Missa na Basílica da Santa Sabina a partir de 4:30 p.m. (hora local) na que participam cardeais, bispos, os monges beneditinos de São Anselmo, os dominicanos de Santa Sabina e fiéis leigos.