O Arcebispo de San Salvador (El Salvador), Dom José Luís Escobar Alas, sustentou que a Igreja apóia a ratificação de uma lei para lutar contra a corrupção já que sempre está "a favor da verdade, da transparência e da justiça".

Conforme informa a agência vaticana Fides, ao referir-se à ratificação por parte do Parlamento da Lei de Acesso à Informação (LAI), o Arcebispo salvadorenho considerou que "com este gesto, o governo oferece uma ação muito clara e um serviço de informação para todos (...), espero que tudo funcione bem".

A lei nova lei, ratificada por 80 dos 84 deputados, busca facilitar a transparência, assim como o combate contra a corrupção e estabelece que os entes públicos devem facilitar a informação através de procedimentos singelos para assim impulsionar a rendição de contas e promover a participação e a fiscalização cidadã.

Além disso, atribui ao presidente da República, Mauricio Funes, a designação dos responsáveis pelo Instituto de Acesso à Informação, os quais serão escolhidos dentre candidatos propostos por grêmios empresariais, profissionais, universidades, sindicatos e associações de jornalistas.

A Lei ratificada no dia 3 de março foi aprovada em dezembro de 2010, entretanto, o Executivo tinha enviado algumas observações aos representantes do poder legislativo que foram finalmente aceitas.