O número de novos seminaristas na Espanha aumentou quase 15% ao longo do ano 2010-2011, com um total de 245 novos aspirantes ao sacerdócio, 31 mais que no curso anterior, conforme informou a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), com motivo do Dia do Seminário, que se celebra o próximo 19 de março.

Além disso, incrementou-se em 14.83% o número de seminaristas ordenados, com um total de 162 em relação aos 141 que chegaram a ser ordenados em 2009, e produziu -se um aumento no número de seminários, tanto maiores como menores.

Em termos absolutos, as cifras globais revelam que, em relação ao ano 2009, o número total de seminaristas, que chegavam a 1227 em 2010 , caiu em 3%. Em todo caso, o dado se situa ligeiramente acima do que foi registrado há dois anos, quando o número total era de 1224.

Este ano, o Dia do Seminário é celebrado sob o lema "O sacerdote, dom de Deus para o mundo" inspirado na frase do Papa Bento XVI em seu discurso da clausura do Ano Sacerdotal e que busca, "em tempos de incerteza", prolongar "o rastro de tantos sacerdotes que foram chaves para a renovação espiritual e social do mundo".

Além disso, o pôster da campanha deste ano mostra a figura de Cristo, composta por um mosaico realizado com fotografias de seminaristas, sacerdotes e imagens do mundo no qual desempenham cabo seu ministério.

A iniciativa desta celebração, comemorada na maioria das dioceses espanholas anualmente ao dia 19 de março, surgiu no ano 1935 com o objetivo de suscitar vocações sacerdotais mediante a sensibilização, dirigida a toda a sociedade, e em particular, às comunidades cristãs.

Nesta linha, a CEE recordou que "a exigência na seleção e o cuidado do discernimento vocacional", seguem sendo critérios de atuação nos seminários espanhóis, conscientes de que o exercício do ministério requer "um esforço constante para poder ser, de uma forma adequada, dom para um mundo necessitado".