O Diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, anunciou que estão preparando todos os recursos necessários para oferecer visitas guiadas e didáticas adaptadas às necessidades das pessoas invidentes e surdas.

Em entrevista publicada no dia 1 de março no jornal vaticano L’Osservatore Romano, Paolucci informou que os Museus Vaticanos porão à disposição das pessoas cegas um "percorrido didático plurisensorial" de algumas das principais obra da pinacoteca vaticano e poderão reconhecer com as mãos a seção de escultura clássica do Museu Gregoriano Profano.

O Diretor dos Museus explicou que depois de seguir a descrição das obras o visitante cego poderá reconhecer com suas mãos um tecido do mesmo tecido, com detalhes em relevo com a que será possível distinguir as cores da obra através do tato e seguir os traços.

Ao referir-se às pessoas surdas Paolucci explicou que a visualização das obras de arte se acompanhará em todo momento de explicações gestuais complementares.

As visitas guiadas para este tipo de deficientes contarão com a ajuda de um grupo de profissionais especialmente formados para ajudar a superar qualquer dificuldade ou dúvida que surja com o passar do "trajeto plurisensorial" artístico.