Na noite de 1º de março, aniversário de 446 anos do Rio de Janeiro, os cariocas tiveram um motivo a mais para comemorar: uma das sete maravilhas do mundo moderno e símbolo da Cidade em todo o mundo, o Cristo Redentor ganhou uma nova iluminação em LED, mais bonita e econômica.

As luzes foram acionadas pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelo Governador Sérgio Cabral e pelo Prefeito Eduardo Paes, através de um computador, na festa de lançamento do aniversário de 80 anos do Monumento, no Palácio das Laranjeiras.

No evento, o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldissere, Bispos Auxiliares e padres, além de autoridades civis, aprovaram a nova iluminação. Mas em toda a cidade turistas e cariocas, também puderam perceber a novidade.
Recentemente, o Cristo Redentor passou por sua maior reforma estrutural, patrocinada pela Vale.

Para Dom Orani, a comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor ajudará a mostrar para a sociedade que, na verdade, o Cristo foi feito por brasileiros e para brasileiros, ao contrário do que as pessoas pensam sobre ser um presente da França.
“Estamos iluminando o símbolo daquele que é luz do mundo. Desejamos que Ele continue iluminando a vida de todos os cariocas e turistas que visitam nossa cidade”, afirmou Dom Tempesta.

Por sua parte o Núncio Apostólico leu a carta enviada pela Secretaria de Estado do Vaticano para a ocasião. Na mensagem, o Papa Bento XVI destacou que a presença da imagem do Cristo, com seus braços abertos sobre a Baía de Guanabara tornou-se um sinal da fé que moldou a cultura brasileira.

Jornada Mundial com a Juventude

Outro ponto marcante do evento foi a assinatura do governador e do prefeito na inscrição para a Jornada Mundial da Juventude com o Papa, em Madri, no mês de agosto. Ambos se comprometeram a ir ao evento e torcer junto com os brasileiros para que o Rio seja a sede da próxima JMJ.
Os jovens católicos cariocas têm a meta de levar mil jovens a Madri em agosto para a 13ª edição do evento iniciado por João Paulo II.

Mesmo entre nuvens foi possível ver a beleza da nova iluminação, que foi aprovada por todos os convidados e também pelo Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

“A partir dessa comemoração dos 80 anos do Cristo, a Cidade Maravilhosa está cada vez mais iluminada. É o grande símbolo do nosso país comunicando a verdade, a beleza, a fé, e a alegria”, afirmou o sacerdote.

O padre reitor explicou que a programação da festa do Cristo Redentor, além dos eventos religiosos, vai reunir, durante todo o ano, os mais diversos segmentos da sociedade: personalidades do esporte, da moda, da gastronomia, entre outros.

O marco dos 80 anos será uma exposição que a Arquidiocese vai levar a todas as capitais do Brasil e outros 19 países que levará o nome de “Cristo Redentor Para Todos”.

No dia da grande festa, 12 de outubro, haverá um grande show na praia de Copacabana, com artistas da MPB, um coral de 800 vozes e ainda uma atração internacional, nomeado como “show da paz”.