O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, e o Arcebispo de Valladolid, Dom Ricardo Pérez Blanquezco, foram reeleitos presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), depois da votação realizada esta terça-feira, para o triênio 2011-2014.

Concretamente, o Cardeal Rouco foi reeleito presidente na primeira votação por 39 votos de 75. Outros 28 bispos votaram por Dom Blázquez para este posto; 3, pelo Arcebispo de Valência, Dom Carlos Osoro; 2, pelo Arcebispo militar, Dom Juan del Río; e três votaram em branco.

Por sua parte, Dom Blázquez foi reeleito vice-presidente com 51 votos de 74. Outros 17 bispos votaram pelo Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluis Martínez Sistach, para este posto; um por Dom Del Rio; outro pelo Arcebispo de Sevilha, Dom Juan José Asenjo.

Desta forma, o Cardeal Rouco se converte no presidente da CEE que mais anos foi eleito para estar à frente dos bispos espanhóis -quatro triênios não consecutivos- superando o cardeal Vicente Enrique y Tarancón -um ano em funções e três triênios-. O Cardeal Rouco, que cumpre em agosto 75 anos, terá que apresentar sua renúncia ao Papa, mas é previsível que esta não se faça efetiva até que finalize este próximo mandato.

Por sua parte, Dom Blázquez, de 69 anos, ocupava junto ao Cardeal Rouco Varela a vice-presidência durante o anterior triênio e foi presidente da CEE durante o triênio 2005 e 2008.

Além do Cardeal Rouco e Dom Blázquez, foram reeleitos como membros do Comitê Executivo o Arcebispo Militar, Dom Juan del Rio e o Arcebispo de Sevilha, Dom Juan José Asenjo. Junto com eles, forma parte do Comitê Executivo o secretário geral, o Bispo Auxiliar de Madrid, Dom Juan Antonio Martínez Camino, cujo mandato, de cinco anos, não se renova nestas eleições.

JMJ com a visita do Papa em agosto

O Cardeal Rouco e Dom Blázquez serão os máximos responsáveis pela CEE quando em agosto a arquidiocese de Madrid acolha, entre os dias 16 e 21 de agosto, a Jornada Mundial da Juventude 2011, com o lema "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé", que contará com a visita do Papa Bento XVI a Madrid.

Com esta nova viagem, Espanha se converterá no país mais visitado pelo Pontífice. Repete-se a circunstância da anterior Jornada celebrada na Espanha (Santiago de Compostela, 1989) na qual também era o Cardeal Rouco quem estava à frente da diocese sede do acontecimento.