O Papa Bento XVI recebeu esta manhã o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, com quem conversou, entre outros temas, sobre a promoção da liberdade religiosa e a proteção das minorias cristãs no mundo.

Conforme indica um comunicado de imprensa, “Os colóquios, realizados num clima de cordialidade – refere um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé – permitiram uma proveitosa troca de opiniões sobre as relações entre a Igreja Católica, o Parlamento Europeu e as outras instituições européias, bem como sobre a contribuição que a Igreja pode dar à União Européia”.

O encontro também serve para tratar alguns temas de atualidade "como o compromisso pela promoção da liberdade religiosa e a tutela das minorias cristãs no mundo".

Em novembro de 2010 a organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) apresentou em Roma um relatório que indicava que 200 milhões de cristãos são perseguidos em todo mundo.

O relatório assinalava que a tendência crescente à perseguição e discriminação devido à religião professada se deve tanto à radicalização do mundo islâmico, como a cristãofobia, e à facilidade com que se ridiculariza a Igreja em alguns países desenvolvidos.

Segundo os dados apresentados pela AIS, os países onde ocorrem mais violações à liberdade religiosa são a Arábia Saudita, Egito, Paquistão, Bangladesh, Índia, China, Uzbequistão, Eritréia, Nigéria, Vietnam, Iêmen e Coréia do Norte.

Logo depois de conversar com o Papa, Buzek se reuniu com o secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e com o Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.

O encontro do Papa com Buzek ocorre uma semana depois de que os 27 ministros de assuntos exteriores da União Européia decidiram finalmente condenar as violações à liberdade religiosa contra os cristãos no Oriente Médio. A primeira vez que foi apresentada a moção esta foi rechaçada por "correção política" para não "ofender outras minorias".

O Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo 2010 da AIS está em:
http://www.fundacao-ais.pt/media/flash/lrm/index.html