O Presidente da Pontifícia Academia para a Vida do Vaticano, o Bispo espanhol Ignacio Carrasco de Paula anunciou que este dicastério publicará um livro “sobre o problema da esterilidade" que conterá "todas as soluções alternativas possíveis" aos programas de inseminação artificial.

Em seu discurso de inauguração da 18ª assembléia geral da Academia, que se celebra no Vaticano até o dia 26 de fevereiro, Dom Carrasco sublinhou que os casais com problemas de fertilidade são "dirigidos sempre a estruturas nas que se praticam técnicas artificiais" e "ninguém se preocupa por oferecer a estes casais outros centros que curam a infertilidade humana, um campo de estudo que apresenta um grande desenvolvimento".

O Bispo reconheceu que "muitas vezes o conselho é o de não perder tempo com tentativas inúteis" por isso pediu aos estudiosos da Academia que "desafiem esta mentalidade" e restituam "a esperança" sobre tudo "àqueles que não querem recorrer a técnicas artificiais de procriação".

A Assembléia, que contou com a presença do Papa Bento XVI na conclusão dos trabalhos, centra-se em suas reuniões em dois temas principais, o síndrome pós-abortiva e as questões éticas dos bancos de cordão umbilical.

Além disso, o Presidente da Academia recordou que um dos grupos de estudos se ocupou nestes dias de analisar "a infertilidade e das terapias para superar este problema" embora tenha assegurado que "não se ocupará das questões da procriação assistida" mas mostrará "outros caminhos alternativos", conforme informa a Rádio Vaticano.

Por outra parte, Dom Carrasco da Paula destacou que o objetivo desta Assembléia é "a vontade de demonstrar a importância de pôr à disposição de todos um recurso excepcional, como é o cordão umbilical".

Com isto se busca superar "a tentação de jogá-lo fora como se fosse um resto ou de conservá-lo para si, sabendo que há poucas possibilidades de utilizá-lo", por isso a Assembléia destacará as questões éticas dos bancos de cordão umbilical para evitar "que se converta em um mercado" destes tecidos, conforme explicou o Presidente da Academia em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano na quarta-feira 23 de fevereiro.

Do mesmo modo, Dom Carrasco da Paula recordou que o segundo objetivo da assembléia será o estudo "das problemáticas que surgem depois de um aborto procurado" o qual "não pode ser uma síndrome porque é um conceito clínico muito preciso e nos casos de manifestações pós-aborto não se pode falar de síndromes conexas" embora se reconheça que "existem estas conseqüências" que podem ser "mínimas ou inclusive traumáticas e causar situações de angústia psicológica grave, também no âmbito familiar".

Por último, o Prelado recordou os estudiosos da Academia que o mundo "demonstra ser cada vez mais agressivo com a vida humana" por isso a missão da Igreja é "recalcar com força a necessidade de defender o homem em sua integridade".

O Bispo, que foi nomeado Presidente da Academia no último 30 de junho, recordou aos cientistas que colaboram com o dicastério vaticano que "no centro de nossa ação não existe um conceito abstrato nem tampouco uma ideologia" mas "uma pessoa concreta", o qual exige "olhar o futuro com olhos novos" e "potencializar a atividade de estudo" na Academia.