O núncio apostólico em Portugal, Dom Rino Passigato, afirmou, hoje, na cerimônia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo pelo Corpo Diplomático acreditado em Portugal ao presidente da República, Cavaco Silva  que foi “edificante ver como o povo português acarinhou” Bento XVI, na sua visita as terras lusitanas.

Segundo informou a agência Ecclesia, Dom Rino Passigato, decano do Corpo Diplomático, realçou no seu discurso, falando da pátria portuguesa, que apesar “dos ventos da história, no âmago do seu sentir pulsa, ainda, a energia da fé cristã”.

Na cerimônia, que decorreu no Palácio Nacional de Queluz (Concelho de Sintra), o núncio apostólico sublinhou também que foi essa mesma “fé secular que levou os seus maiores à glória da abertura dos mundos desconhecidos a todo o mundo”.

Ao referir-se à reeleição de Aníbal Cavaco Silva como presidente da República, o decano do Corpo Diplomático, apresentou as “congratulações” pela vitória eleitoral para a “delicada magistratura de presidir aos desígnios da nação portuguesa”.

“Que este ano de 2011 lhe seja de gratos auspícios e das maiores felicidades no desempenho da delicada missão que a reeleição para Presidente da República Portuguesa lhe pede” – augurou o prelado.

Fazendo referência ao discurso de boas vindas ao Papa Bento XVI do presidente da República, o núncio apostólico concluiu recordando que Portugal, “se rege pelos princípios da promoção da dignidade da pessoa humana, da justiça e da paz”.