Na manhã de ontem realizou-se no Vaticano o consistório ordinário público para a canonização de três beatos no próximo domingo 23 de outubro, Jornada Mundial da Missões, entre eles está o sacerdote italiano Dom Luigi Guanella, conhecido como o "Apóstolo da caridade".

No consistório também se verificou a canonização dos beatos Guido Maria Conforti, italiano (1865-1931), arcebispo e bispo da Parma (Itália) e fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras; e Bonifacia Rodríguez del Castro, espanhola, (1837-1905), virgem, fundadora da Congregação das Servas de São José.

O consistório também foi ocasião para estabelecer que o Cardeal Jean Louis Tauran será o novo protodiácono da Igreja, a quem corresponde entre outras tarefas, anunciar o nome do próximo Papa desde o balcão da Basílica de São Pedro.

Dom Guanella

Lugi Guanella foi o nono dos 13 filhos do Lorenzo e María Bianchi. Nasceu no dia 19 de dezembro de 1842 em Fraciscio, nos Alpes italianos. Foi batizado ao dia seguinte. Aos 12 anos Luis quis ingressar no seminário. Seu pai não tinha a segurança de poder costear seus estudos. Graças a seu tio, Luigi obteve uma bolsa de estudos e pôde culminar o ensino médio em 1859.

Foi ordenado sacerdote em 26 de maio de 1866. Seu primeiro serviço foi ajudar na pastoral a um pároco já ancião. Sua dedicação ao bem das almas e seu sentido de responsabilidade se fizeram tão fortes que começou a fazer penitências a favor das pessoas que o Senhor havia encomendado a ele. O ancião pároco notou que a saúde de Dom Luigi começava a declinar e as proibiu.

Para Dom Guanella a dignidade do ser humano foi sempre prioridade, especialmente a daqueles que eram considerados inúteis pela sociedade como os pobres e os deficientes.

Começou várias casas especiais para sua atenção e foi assim fundou as congregações dos Servos da Caridade e das Filhas de Santa Maria da Providência.

Estava convencido de que não bastava que seus sacerdotes e religiosas confiassem na ajuda de Deus, mas deviam também colocar de sua parte. Ao ser perguntado sobre o sustento de suas muitas obras de bem, respondeu: "o servo da Caridade deve deitar-se cada noite tão cansado pelo trabalho, como se tivesse sido moído a pauladas".

Ideou uma imagem da Virgem Maria para seus fiéis trabalhadores e a chamou Nossa Senhora do Trabalho e em sua honra erigiu um bonito templo.

Foi amigo do Papa São Pio X. Ajudou as vítimas dos terremotos na Itália de 1905 e 1915, o ano de sua morte. Ao começar a Primeira guerra mundial, participou da assistência dos feridos e por sua notável atuação a Câmara de Deputados da Itália lhe outorgaram a medalha de ouro.

Com as "Estações Católicas", impulsionou o retorno ao catolicismo de algumas regiões da Suíça, promoveu a devoção à Virgem da Lourdes, liderou uma peregrinação italiana ao Congresso Eucarístico de Londres e viajou aos Estados Unidos em 1912 para saber mais sobre a situação dos imigrantes italianos. Enviou suas religiosas e sacerdotes para prestar-lhes assistência, que se estendeu logo aos deficientes.

Faleceu no dia 24 de outubro de 1915. Foi beatificado pelo Papa Paulo VI em 25 de outubro de 1964.