Um jovem de 24 anos assassinou no dia 16 de fevereiro o sacerdote G. Amalan, Secretário da Comissão de Família da diocese de Palayamkotta, estado de Tamil Nadu (Índia meridional) para roubar o pouco dinheiro que tinha.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, o jovem, que recebia com freqüência a ajuda material do sacerdote, confessou o crime e foi logo detido.

Até o momento as investigações revelam que o motivo do crime foi o pouco dinheiro que tinha o padre. Depois de golpeá-lo em sua casa se levou uma pequena soma que encontrou e que não foi precisada ainda.

O Vigário Geral da Diocese de Palayamkotta, Pe. Antonysamy, disse à Fides que "estamos profundamente consternados por este fato. A comunidade está muito triste. O culpado foi capturado e agora a justiça humana fará o seu (papel)".

"É a primeira vez que um episódio deste tipo ocorre na nossa diocese, que costuma ser muito tranqüila", acrescentou.

O Bispo de Palayamkotta, Dom Jude Gerald Paulraj, presidiu o funeral do Pe. Amalan e elogiou seu zelo pastoral. Além disso, muitos casais puderam testemunhar e recordar a obra do sacerdote a favor das famílias.

Nesta diocese há 130 000 católicos, aproximadamente 6 por cento do total da população. Segundo o Vigário, não se registraram episódios de violência de grupos extremistas hindus, como os que ocorrem em outros lugares do país onde os cristãos são freqüentemente perseguidos por causa de sua fé.