Representantes da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) enviaram uma carta ao Congresso norte-americano manifestando sua preocupação por algumas propostas de cortes orçamentários "desproporcionados em programas que servem aos mais vulneráveis", para este ano.

A mensagem foi entregue no Capitólio (Sede do Congresso dos Estados Unidos) dia 15 de fevereiro, por mais de trezentos católicos que visitaram seus deputados e senadores que apresentaram as necessidades dos pobres e vulneráveis.

Na carta, o Bispo de Albany e presidente do Comitê de Justiça e Paz Internacional da USCCB, DomHoward Hubbard, e Ken Hackett, presidente da organização solidária Catholic Relief Services (da rede Cáritas), recordaram aos parlamentares que em "tempo de austeridade e restrições fiscais, os pobres têm um direito moral especial sobre os recursos financeiros limitados".

"É moralmente inaceitável para nossa nação equilibrar seu orçamento sobre as costas dos pobres no país e no exterior", escreveram os líderes católicos.

Na carta, também advertiram que a ajuda internacional é uma ferramenta essencial para promover a vida humana e a dignidade, avançar a solidariedade com as nações mais pobres, e melhorar a segurança ao redor do mundo.

Por sua parte, em outra missiva, o Bispo de Stockton e presidente do Comitê para a Justiça Nacional e Desenvolvimento Humano da USCCB, Dom Stephen Blaire, insistiu ao Congresso a pôr as necessidades dos pobres, os desempregados, os famintos, e outras pessoas vulneráveis em primeiro lugar, ao estabelecer as prioridades no ano fiscal 2011.

"Em um momento de crise econômica, os pobres e vulneráveis se encontram em maior necessidade de assistência, não de menos. Preservar a segurança nacional do país é sem dúvida imprescindível, mas não podemos assegurar a nação e ao mesmo tempo fomentar a insegurança dos pobres e vulneráveis entre nós".