Esta manhã, na apresentação do balanço do Ano Paulino celebrado entre junho de 2008 e junho de 2009, o Cardeal Andrea Cordero Lanza de Montezemolo, disse que este jubileu foi um tempo de graça durante o qual "foram superadas todas as previsões".

No Escritório de Imprensa da Santa Sé, o Cardeal Arcipreste Emérito da Basílica de São Paulo Extramuros disse que no Ano dedicado ao Apóstolo São Paulo "houveram muitas iniciativas como a restauração de parte do templo, novas áreas de serviço para facilitar as peregrinações, criou-se uma zona para a administração do sacramento da Penitência, etc."

Além disso, acrescentou, os peregrinos e visitantes puderam ver pela primeira vez o sarcófago do Apóstolo Paulo.

Por sua parte o atual Arcipreste da Basílica de São Paulo Extramuros, Cardeal Francesco Monterisi, ressaltou o "influxo espiritual" do Ano Paulino não só na Igreja, mas também nas distintas confissões cristãs.

Na clausura do jubileu, recordou, o Papa Bento XVI manifestou o desejo de que "os frutos deste tempo deverão seguir desenvolvendo-se, sobre tudo na Basílica de São Paulo Extramuros".

Por sua parte, Gianfranco Marcelli, sub-diretor do jornal da Conferência Episcopal Italiana Avvenire, ressaltou que os observadores "concordavam na constatação de que durante o Ano Paulino houve uma concentração, como talvez nunca antes, de momentos extraordinários desde o ponto de vista ecumênico".

Também participou da apresentação o Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, quem assinalou que olhar para São Paulo "tanto seu exemplo apostólico como sua doutrina, será um estímulo, se não uma garantia, para a consolidação da identidade cristã de cada um de nós e para a renovação de toda a Igreja".

Sobre o volume apresentado hoje titulado "O Ano Paulino" de Graziano Motta que reúne uma grande quantidade de material sobre este tempo jubilar, o Arcebispo assinalou que permitirá "ver a São Paulo de uma forma mais moderna. Página após página, encontra-se a uma pessoa viva na fé do povo de Deus que vê no Apóstolo dos povos a força da graça que transforma os corações e faz disponível ao seguimento".