A Diocese de Sonsón-Rionegro, na região de Antioquia (Colômbia), afirmou que este assassinato 12 de fevereiro do Pe. Luis Carlos Orozco Cardona, revela "a grave crise de valores humanos e cristãos que padece nossa sociedade".

Esta crise, explica um comunicado depois do homicídio do sacerdote de 26 anos, dá-se como "conseqüência do esquecimento de Deus e o desprezo da vida e da dignidade da pessoa humana".

No texto de 13 de fevereiro, a diocese do Sonsón-Rionegro assinalou que a morte do sacerdote, que era Vigário da Catedral de Rionegro, deve impulsionar os colombianos a renovarem a fé em Deus e a ratificar a "opção fundamental pela defesa e promoção da vida, a comprometer-se na vivência dos valores humanos e cristãos".

A diocese destacou a vida do Pe. Orozco e afirmou que "sua vida simples, sua alegria sacerdotal e seu zelo pastoral se convertem em sinal vivo da presença de Cristo presente em sua Igreja".

Em uma breve nota sobre o homicídio, o Seminário Nacional Cristo Sacerdote, onde estudou o Pe. Luis, assinalou que "junto a outros membros de nossa comunidade, oramos ao Senhor por seu eterno descanso, suplicamos pela conversão daqueles implicados em tão atroz ato e manifestamos a sua família e ao Presbitério da Diocese de Sonsón-Rionegro, nossas mais sentidas condolências".

Embora não se sabe ainda o motivo do crime, o comandante da Polícia da Antioquia, coronel José Gerardo Acevedo, informou esta terça-feira que um jovem de 17 anos foi detido por ser o suposto responsável pelo assassinato.