O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 16, três novos bispos para o Brasil. Se trata de um bispo auxiliar para o Ordinariado Militar, um auxiliar para a arquidiocese de Belém (PA) e um novo bispo de diocesana para Caratinga, no Estado de Minas Gerais.

O novo bispo de Caratinga (MG) Dom Emanuel Messias, era até o momento bispo de Guanhães (MG). O Papa nomeou ainda, a pedido do bispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Osvino José Both, o padre José Francisco Falcão de Barros, como bispo auxiliar do Ordinariado Militar.
A arquidiocese de Belém do Pará contará agora com um bispo auxiliar. Trata-se do padre Teodoro Mendes Tavares, que exercia seu trabalho em Central Falls, nos Estados Unidos.

A CNBB publicou no seu site uma sucinta biografia dos novos bispos:

Dom Emanuel Messias

Natural de Salinas (MG), Dom Emanuel Messias foi ordenado bispo em 4 de abril de 1998, em Governador Valadares (MG), onde trabalhou até ser nomeado bispo de Guanhães. Estudou Filosofia em Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, Itália. Além disso, é especialista nas Sagradas Escrituras, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Como bispo, é responsável pela Dimensão Bíblico-catequética do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais).

Monsenhor José Francisco Falcão

Pároco da paróquia de São Vicente de Paulo (AL) desde 1993, monsenhor José Francisco Falcão de Barros nasceu em 24 de março de 1965 em Paulo Jacinto (AL) e se formou em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ). Tem Mestrado e Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália.

Monsenhor Teodoro Mendes

O novo bispo auxiliar de Belém do Pará, monsenhor Teodoro Mendes Tavares, é membro da Congregação do Espírito Santo (CSSp) e atualmente, exerce seu ministério em Central Falls, nos Estados Unidos da América. Nasceu na Ilha de Santiago, Cabo Verde, no dia 7 de janeiro de 1964. Formado em Filosofia, Teologia e Licenciatura pela Universidade Católica Portuguesa, foi ordenado padre em 11 de julho de 1993.

Ele chegou ao Brasil em 1994 para exercer a “Missão Amazônia”. Ele tem um Mestrado sobre Ecumenismo pela Trinity College - Universidade de Dublin, Irlanda, e diploma Superior de Estudos Franceses Modernos (Aliança Francesa).