No final de semana, a Diocese de Petrópolis lembrou as vítimas da chuva de janeiro, em missas celebradas nas 43 paróquias que a constituem, sendo a principal delas na Igreja do Divino, no Vale do Cuiabá, uma das regiões mais atingidas e que foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Filippo Santoro. Na ocasião o bispo alentou os fiéis afirmando que nas dificuldades “estamos nas mãos de Cristo”.

Dom Filippo Santoro afirmou, durante a missa em Cuiabá e no domingo na Catedral de Petrópolis, que o momento é de oração pelas vítimas, as que morreram e as que conseguiram se salvar e estão retomando a vida sem esquecer o drama vivido.

No sábado, durante a missa na Igreja do Divino, às 19h, Dom Filippo Santoro disse que a reconstrução deve ser feita de forma inteligente e ágil, respeitando as exigências das pessoas. O bispo pediu ainda que se continue a campanha dos voluntários, “que seja um momento para dar continuidade a experiência bonita da solidariedade, que vivemos nestes dias”.

O bispo diocesano destacou ainda todo trabalho de solidariedade, frisando que as igrejas desde os primeiros momentos estiveram abertas para atender as vítimas. Dom Filippo Santoro lembrou ainda que os jovens católicos se colocaram a disposição e deram exemplo de solidariedade.

“Esta solidariedade é de Cristo, é o amor de Deus se concretizando”, afirmou o prelado.

O prefeito Paulo Mustrangi, juntamente com outras autoridades, também participou da missa no Vale do Cuiabá. No final da celebração, o bispo pediu que pessoas da comunidades dessem testemunho da experiência que tiveram com a tragédia.

Paulo Vinicius da Conceição, uma das vítimas das enxurradas que perdeu a mãe e um sobrinho de seis anos, disse que salvou a família da morte. “Vivemos, ou melhor, eu vivi a experiência do amor do senhor ao ajudar a minha família a sair do perigo da morte. Percebemos, mesmo diante da tragédia, que Deus estava agindo conosco”, afirmou.

“Fomos ajudados por pessoas que não conhecemos e amparados por outra. No momento do perigo de morte, ali edificamos nossa família, rezamos um pai nosso e fomos, como outras famílias acolhidos pela Igreja, nos abrigamos aqui (Igreja do Divino) pois encontramos as portas abertas”, contou Vinicius.

No domingo, na Catedral, Dom Filippo Santoro recordou este e outros depoimentos, alguns feitos a ele depois da missa em Cuiabá. “Estamos nas mãos de Cristo. O mundo fala de não pensar, de não ter pensamento na vida eterna. A alternativa é: ou nas mãos de Cristo ou nada. A alternativa de todos os dias é o sim ao senhor, sabendo quem estamos seguindo e quem estamos amando, que deve ser a Deus”.