Ao concluir a oração do Ângelus este domingo, o Papa Bento XVI elevou suas orações pela alma do Arcebispo de Lublin (Polônia), Dom Józef Zycinski, que faleceu em Roma no último 10 de fevereiro por causa de um ataque cardíaco.

Em polonês, o Papa disse: "me uno às orações com os fiéis da arquidiocese de Lublin, órfã logo depois da morte imprevista do Arcebispo Józef Zycinski".

Bento XVI indicou que o falecido Prelado "voltou para Senhor, cumprindo o serviço à Igreja universal na Santa Sé. Goza na glória dos frutos de sua vida e da obra pastoral".

"A todos os Bispos, sacerdotes e fiéis na Polônia imparto de coração minha bênção", concluiu.

A morte do Arcebispo de 62 anos de idade "é uma notícia trágica para a democracia polonesa, para os católicos e para os que amavam o arcebispo de Lublin, sacerdote inteligente e cidadão muito respeitável", diz o artigo do jornalista Adam Michnik publicado na Gazeta Wyborcza, jornal com o qual o falecido Prelado colaborava.

Este Prelado nasceu no dia 1 de setembro de 1948 em Nowa Wies kolo Rozprza (Polônia). Foi ordenado sacerdote em 21 de maio de 1972; designado Bispo de Tarnow em 29 de setembro de 1990, recebeu a ordenação episcopal ao 4 de novembro desse mesmo ano.

Dom Zycinski era Arcebispo de Lublin desde junho de 1997 e também era professor da Universidade Católica desta cidade.