O Cardeal Juan Luis Cipriani fez um chamado a viver esta etapa de Quaresma em consciência, como o grande momento para falar com Deus e  pedir a ajuda para ser mais humanos. Deste modo destacou a importância do arrependimento para avançar no caminho da fé.

 “O que nos pede a Quaresma é ser mais humanos. Eu não posso me aproximar de Deus, ser mais divino, espiritual e religioso, se primeiro não for mais humano. Isso implica ser mais honesto, puro, sincero, fiel, solidário, amar à família. É a mensagem que Jesus  nos trouxe”, expressou o Cardeal Cipriani no programa que apresenta na rádio, Diálogo de fé.

O Cardeal se referiu ao momento atual, que se vive no mundo, onde “se maltrata à pessoa humana em sua humanidade”, e citou como exemplo disto a matança de crianças através do aborto, a dependência de drogas, a eutanásia nos idosos e doentes, o uso dos pobres como cabo eleitoral.

 “Quem diz que não comete pecado, mente. A debilidade, às vezes a malícia, as tentações, nos levam a fazer o que não queremos. Por isso é preciso se  arrepender e não aceitar a crítica de ‘Você se  arrepende mas volta a pecar’. A vida do homem na terra tem como destino lutar a cada dia para ser melhor”, disse.

Recordou que sentir o verdadeiro arrependimento e propósito de emendar os enganos, assim como efetuar essa luta para ser melhor, é a verdadeira penitência.

 “Quanto dano causa aquele que pensa ‘eu não sou muito bom e por isso não posso ser católico’. A fé católica nos diz: ‘luta constantemente embora caia cem vezes, volta a começar, Deus te espera’. Sê mais humano, desse modo estarás mais perto de Jesus, que quer que neste mundo haja mais justiça e solidariedade”, assinalou o Cardeal.