Nascida em 12 de fevereiro de 1931 a Rádio Vaticano comemora 80 anos com o olhar voltado para o futuro, informaram fontes da RV em português em sua edição de hoje. Foi dedicada ao seu aniversário e às atividades celebrativas deste ano a apresentação ontem à tarde na sala de conferências dos Museus Vaticanos.

O Ato contou com a presença, entre outros, do Presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano, Cardeal Lajolo, do Assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Mons. Peter Bryan Wells, do Diretor da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi, e do Diretor dos Museus Vaticanos Prof. Paolucci.

RV informa também que ontem foi inaugurada uma exposição, montada na entrada dos Museus vaticanos, e que narra com antigos e novos instrumentos os 80 anos da “Rádio do Papa”. A exposição poderá ser visitada durante todo este ano.

No seu discurso Mons. Wells destacou que “evangelizar significa também afrontar as dificuldades às quais a Igreja é sujeita. Rádio Vaticano deve ser a voz da Igreja para contrastar aqueles que afirmam que a Igreja não é capaz de renovar-se internamente, demostrando ao invés, a firme vontade de purificação manifestada pelo Seu Supremo Pastor”.

“Sendo a Igreja de natureza universal, a Rádio Vaticano tem uma missão universal. É ouvida em mais de 40 idiomas e se propõe como instrumento por excelência para o diálogo com culturas e religiões diferentes”, afirmou Mons. Wells.

O Assessor da Secretaria de Estado da Santa Sé acrescentou que a Rádio Vaticano é como “um guia” para as outras emissoras católicas existentes no mundo e, por isso, deve estar sempre atualizada para garantir que sua mensagem chegue em tempo real a todos os cantos do mundo.

A Rádio Vaticano transmite atualmente em mais de 40 idiomas - entre eles, português - para todo o mundo, através de cinco redes.