Os movimentos pró-vida de Filipinas se manifestarão massivamente no dia 13 de fevereiro na capital Manila, para exigir ao Congresso que não aprove o "Documento sobre a paternidade e maternidade responsável", elaborado pelo Governo que promove a anticoncepção.

A agência Fides informou que a marcha é convocada pela Coalizão para a Família sob o lema "Unidos pela Vida". Também participarão grupos cristãos de outras confissões e muçulmanos.

Além disso, no dia 26 de março se realiza a grande "Marcha pela Vida", com a participação das escolas católicas. A iniciativa é promovida pela Diocese de São Paulo e apoiada pelos Cavaleiros de Colombo.

"Confiamos nos leigos"

O Arcebispo de Cebú (Filipinas), Dom José Palma, disse à agência Fides que os bispos confiam nos leigos, "no seu trabalho e no seu compromisso, para opor-se às leis que promovem o aborto, a eutanásia e as políticas de controle demográfico contrárias à vida".

O Prelado, que se encontra no Vaticano em visita ad limina, expressou o rechaço dos bispos a este projeto legislativo por ser contrário à vida. "Convidamos os fiéis leigos a resistirem a tais ensinos imorais e a expressar sua desaprovação através de programas de sensibilização de toda a população filipina", acrescentou.

Em 2 de fevereiro, Fides informou que grupos pró-vida estão compilando assinaturas para deter a aprovação do "Documento sobre a Paternidade e Maternidade Responsável", porque "é perigoso, e contém medidas de controle demográfico que constituem faltas totais de respeito ao valor da cultura da vida".

As assinaturas serão enviadas aos membros do Congresso, dos quais 80 por cento são católicos, "com a esperança de que a vontade do povo será considerada".