Em um artigo publicado hoje 11 de fevereiro, o Arcebispo de Belo Horizonte recorda o 90º aniversário da criação da Arquidiocese da capital mineira, um “tesouro no coração católico de Minas Gerais”. Dom Walmor aproveita a ocasião para dar gracias y recordar as “alegrias e coragem audaciosa” para seguir escrevendo a história desta Arquidiocese pensando em seu centenário que chegará velozmente.

 Dom Walmor recorda em seu artigo que “o Papa Bento XV criou esta diocese, nascida do coração da Igreja Mãe em Minas, a Arquidiocese de Mariana. Elevada a Sede Metropolitana em 1924, pelo Papa Pio 11 com solicitudes pastorais para escrever uma história à luz e sob o impulso da fé, contracenando com a história política da nova capital de Minas Gerais”.

“A Arquidiocese de Belo Horizonte é um tesouro no coração católico de Minas Gerais, com seus 28 municípios na região metropolitana. Sempre em comunhão reverente com outras dioceses e arquidioceses, também com ricas histórias, presentes em todo o amado território deste importante Estado no cenário sociopolítico, cultural e religioso da sociedade brasileira. Com uma singular contribuição no caminho missionário da Igreja Católica no Brasil, que empresta sua história e feitos na construção dos mais de 500 anos de trajetória e conquistas do nosso País”, destacou o arcebispo

“Esta Igreja Particular, porção do povo de Deus congregada nas suas comunidades de fé, como assinala o Concílio Vaticano 2º, na Constituição Dogmática Lumen Gentium, é “o redil, cuja única porta e necessária é Cristo”, afirmou também Dom Walmor.

Recordando os prelados que estiveram à frente da Arquidiocese Dom Azevedo também destaca que
“esses homens, figuras notáveis de pastores, contracenaram com uma plêiade de sacerdotes, de ontem e de hoje, admiráveis pelo testemunho e competências, feitos e presenças marcantes. Sacerdotes que, como numa sinfonia em harmonia com evangelizadores e ministros, religiosos e religiosas, nas instâncias governamentais e instituições que constroem essa sociedade pluralista, têm edificado um caminho que comprova a importância de nossa história, dos feitos desta grande família de fé na história do povo de Belo Horizonte e região metropolitana”.

“Hoje, 11 de fevereiro, é dia de festa. A gratidão a Deus e a todos, possa gerar em nossos corações, operários desta hora e deste tempo, alegrias e coragem audaciosa para continuarmos a escrever a história da Arquidiocese de Belo Horizonte, pensando em seu centenário que chegará velozmente. E quando chegar, já deveremos ter dado muitas novas respostas”, conclui o Arcebispo.

O Artigo completo pode ser visto na página da Arquidiocese de Belo Horizonte em:
http://www.arquidiocesebh.org.br/site/artigoArcebispo.php?id_artigoArcebispo=1875

A arquidiocese também criou um site especial para comemorar a ocasião dos seus 90 anos
http://www.arquidiocesebh.org.br/90anos/