A comissão organizadora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid (Espanha) 2011 publicou a agenda completa das atividades que realizará o Papa Bento XVI durante sua visita à capital espanhola entre os dias 18 e 21 de agosto.

Entre os atos programados, segundo o comunicado de imprensa difundido no dia 9 de janeiro, encontra-se as boas-vindas a Bento XVI por parte dos jovens assistentes à JMJ na praça Cibeles, um dos lugares mais emblemáticos de Madrid.

O Papa também visitará a Fundação Instituto São José, sob a responsabilidade dos irmãos de São João de Deus que, desde 1899, tratam pessoas com deficiências físicas e psíquicas.

No dia 19 de agosto, Bento XVI terá um encontro com jovens professores universitários no Mosteiro do Escorial. Para Carla Díez de la Rivera, diretora do departamento de Cultura da JMJ, "este encontro mostra a predileção que tem o Papa pelo mundo universitário e da cultura".

Entre outras atividades multitudinarias figuram a Vigília dos Jovens, no dia 20 de agosto e a Missa do domingo 21, que serão celebradas no aeródromo de Quatro Ventos, a 8 quilômetros do centro de Madrid, onde em 2003 João Paulo II se encontrou com milhares de jovens em sua última visita a Espanha.

A programação publicada é a seguinte:

Quinta-feira 18 de agosto:

12:00h. Chegada do Papa Bento XVI ao aeroporto de Barajas, Madrid. Em seguida se realizará a cerimônia de boas-vindas no Pavilhão de Estado.

12:40 p.m. Percurso de entrada a Madrid no Papa-móvel e chegada à Nunciatura.

7:00 p.m. Ato de boas-vindas dos jovens em Cibeles. Na praça da Independência, Bento XVI cruzará a Porta de Alcalá com jovens dos cinco continentes. Depois deste ato subirá ao Papa-móvel, que o transladará até a praça de Cibeles.

Sexta-feira 19 de agosto

11:30 a.m. Encontro do Papa com religiosas jovens, no Pátio dos Reis do Mosteiro do Escorial. Posteriormente se reunirá com professores universitários jovens, na Basílica.

7:30 p.m. Via Crucis na praça de Cibeles.

Sábado 20 de agosto

10:00 a.m. Missa para seminaristas na catedral da Almudena.

7:40 p.m. Visita à Fundação Instituto São José, centro de atenção aos deficientes da Ordem Hospitalar de São João de Deus.

8:30 p.m. Vigília com os jovens no aeródromo de Quatro Ventos.

Domingo 21 de agosto

9:00 a.m. Chegada a Quatro Ventos e percurso no Papa-móvel pela zona.

9:30 a.m. Começo da Missa de clausura da JMJ.

5:30 p.m. Encontro com os Voluntários da JMJ no recinto ferial IFEMA.

6:30 p.m. Despedida oficial no aeroporto de Barajas.