Durante a homilia da Missa dominical celebrada na Catedral Metropolitana, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, denunciou que os meios de comunicação apresentam aos delinqüentes de maneira espetacular, “às vezes quase como heróis”.

O Cardeal assinalou que pela forma em que são apresentados estes delinqüentes parece que os meios se empenham em transmitir que não é possível triunfar de maneira honesta. "Os grandes depredadores e os seqüestradores, como o famoso Mochaorejas, são apresentados de tal forma que nos faz querer muito pedir um autógrafo dele".

“Escandalizamo-nos quando as crianças levam armas de fogo para as escolas. Rasgamos nossas vestes quando os jovens  procuram por todos os meios as festas onde se facilitam as drogas", assinalou o Arcebispo.

É muito muito difícil encontrar um herói na tv que não "respingue sangue" nos espectadores. Parece que já não se pode ser triunfante se não se for viciado em alguma bobagem de moda ou se não se tem alguma separação que o faça parecer muito liberal”.

O Cardeal Rivera concluiu indicando que "depois rasgamos nossas as vestes quando vemos nas notícias que os menores levam armas à escola e procuram  formas de obter drogas. Se semearmos vento,  colheremos tempestades".