Em uma entrevista concedida à agência católica missionária AsiaNews, o Patriarca de Bagdá (Iraque) expressou sua alegria pela libertação dos reféns italianos; mas prudentemente se absteve de comentar sobre as informações que indicam que a libertação deveu-se ao papel decisivo da Igreja católica.

“Agradecemos de todo coração ao Senhor pela libertação dos reféns italianos na vigília da festifividade do Santíssimo Sacramento e do Sagrado Coração”, disse o Patriarca Emmanuel Delly.

A Chanceleria italiana havia confirmado nesta terça-feira que os 3 reféns seqüestrados em 12 de abril junto com Fabrizio Quattrocchi –assassinado brutalmente por seus captores em 14 de abril-, foram postos em liberdade.

“Estamos muito contentes pelo resultado positivo deste assunto. Confiemos sempre no Senhor e rezemos para que sempre seja feita sua vontade”.

Perguntado por AsiaNews se a Igreja católica no Iraque teve algum papel na libertação, como indicam fontes da imprensa italiana, o Patriarca respondeu simplesmente: “Prefiro não comentar este aspecto”.

Segundo a imprensa italiana, Dom. Shlemon Warduni, Bispo auxiliar de Bagdá estabeleceu vínculos com as comunidades muçulmanas shiítas e sunitas para chegar a um acordo de liberação dos seqüestrados.

“Todos devemos fazer o possível para trazer a paz e a segurança ao Iraque. Rezem por todos nós”, concluiu o Patriarca.