O Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Turkson, assinalou que a Palavra de Deus transformou "a criação para convertê-la em um cosmos ordenado e adornado"; e advertiu que sem ela o criado corre o risco de converter-se em caos.

Em sua conferência titulada "Palavra de Deus e compromisso no mundo" pronunciada no dia 9 de fevereiro no congresso "A Sagrada Escritura na vida da Igreja" organizado pela Conferência Episcopal Espanhola e que se realiza em Madrid, o Cardeal disse que "a Palavra de Deus é fonte e conteúdo do compromisso da Igreja no mundo".

O Cardeal assinalou que logo após a criação, "obra de suas mãos”, Deus sempre esteve comprometido com ela; e é este o sentido da criação como cosmos, que melhor ilustra o poder sustentador de sua palavra na criação. 'Cosmos' descreve o mundo criado como um ordenado e adornado sistema".

"Isso conota beleza e bondade, porque há ordem; e isto é no que a Palavra de Deus transformou o caos da criação. Assim, o caos ante a presença da e com a Palavra de Deus se converte em um cosmos", acrescentou.

Pelo contrário, advertiu, "o cosmos privado da, e sem a Palavra de Deus se reverterá em caos. A continuada existência e evolução do cosmos, portanto, deve-se ao poder criador e transformador da Palavra de Deus sempre presente no mundo".

Logo depois de precisar que a Bíblia também revela o intuito divino para a humanidade, o Cardeal disse que "neste sentido, para o mundo seria uma situação crítica e arriscada o fato de estar sem a Palavra de Deus, seja por causa de seus próprios pecados seja pela falta de profetas e sacerdotes".

O Cardeal vaticano se referiu logo ao compromisso de Deus com a salvação de todo o gênero humano: "Deus revela o amor, a misericórdia, a compaixão e a fidelidade com a qual se compromete com o mundo e a humanidade, enquanto mantém ante o mundo as virtudes da paz, da justiça, da segurança, da fraterna preocupação, a honestidade e a fidelidade, ensinando a cultivá-las", disse.

Como plenitude desta revelação, Deus se faz homem em Cristo para ser "presença de Deus entre os homens. Assim, em Jesus, a palavra encarnada, a revelação do compromisso de Deus no mundo e para o homem foi expressa como uma presença: a presença de Deus que cura, consola, ensina, apalpa e é apalpada; a presença que expulsa os demônios, perdoa os pecados, e redime ou salva; é a presença que revela o infinito amor paternal de Deus".

"A Palavra de Deus em sua forma preeminente e inspirada, que é a Escritura, e em suas formas derivadas nos ensinamentos da Igreja, constitui a fonte de todas as formas de compromisso da Igreja no mundo", continuou.

Seguidamente o Cardeal recorda as palavras do Papa Bento XVI na encíclica Caritas in veritate sobre o desenvolvimento humano integral, que "reúne muitos recursos da Escritura e de nossa tradição social católica e os coloca à base das cruciais questões sociais dos nossos dias: os inícios do século vinte e um".

"O Santo Padre não prescreve plano ou receita alguma, nem tampouco políticas ou soluções. Em troca, ele recomenda a Palavra de Deus como nossa ferramenta de discernimento", explicou.

Finalmente ressaltou que "o próprio compromisso de Deus com o mundo pela Palavra, tem que ser desenvolvido do melhor modo possível pelo nosso competente e generoso compromisso, com os pobres das tantas pobrezas que devemos combater, nosso compromisso em favor da reconciliação, da justiça e da paz".