Segundo o anunciado pela agência Reuters, o corpo da missionária norte-americana Dorothy Stang, que foi assassinada a tiros na manhã de sábado, quando se dirigia a um assentamento em Anapu, chegou no início da manhã desta segunda-feira à cidade de Altamira, no oeste do Estado do Pará.

O velório ocorreu durante a madrugada em Belém, e do aeroporto de Altamira, os restos da Irmã Dorothy seguiu em carro aberto até a Igreja Imaculada Conceição, onde a população pôde acompanhar a passagem do cortejo.

"O povo está impressionado, emocionado e impactado, porque pensou que isso não voltaria a acontecer. Mas o fato volta a se repetir com aqueles que defendem uma Amazônia mais justa", declarou à agência o bispo da prelazia do Xingu, dom Erwin Krautler.

Depois da missa de exéquias, o corpo da missionária será levado em um avião até o município de Anapu, onde acontecerá o enterro, na tarde de terça-feira. A missionária, naturalizada brasileira, chegou à região de Altamira no começo dos anos 1980 e foi recebida por dom Erwim. "Quem se coloca ao lado dos pobres, corre risco, porque luta contra a ambição daqueles que querem dominar a região a todo custo e preço. Mas tenho impressão que a morte sacudiu o Estado", declarou à Reuters dom Erwin.

O delegado da Polícia Civil do Pará, Luis Fernandes, afirmou que os suspeitos de envolvimento na morte já foram identificados e a Polícia Federal também abriu inquérito para investigar o caso.