A Arquidiocese de Xalapa (México), afirmou que a Jornada Mundial do Enfermo que se celebra este 11 de fevereiro é uma oportunidade para resgatar outras formas de amar, como é a atenção aos que sofrem alguma enfermidade.

Em uma mensagem de 6 de fevereiro, o Pe. José Sánchez Jácome, diretor do Escritório de Comunicação Social da Arquidiocese, referiu-se à visão romântica do amor, promovida por um mercantilismo que "faz-nos perder de vista outras formas de expressão que tem o amor e que urge resgatar".

O sacerdote convidou a aprender que o amor não só se expressa "com balões e chocolates", mas também "aproximando-nos dos doentes e transmitindo-lhes nosso carinho, nossa fé, solidariedade e confiança em Deus", já que "o amor não sempre é de mel, pois em muitas ocasiões também passa pelo fel".

O P. Sánchez pediu aproximar-se da dor dos doentes e pedir a Cristo, através da Virgem da Lourdes, para que estas pessoas "sintam sua presença amorosa e seu consolo".

O sacerdote agradeceu o trabalho dos profissionais da saúde e dos agentes pastorais "que vão aos diversos centros hospitalares para confortar os doentes e sobre tudo para levar-lhes a Sagrada Comunhão".

"Que esta Jornada nos ajude a entender que o verdadeiro amor se relaciona com a doação, com a entrega generosa, com o sacrifício e a renúncia, quer dizer, que o amor autêntico está no dar e não somente no receber", afirmou.