A arquidiocese de Belo Horizonte (MG) completará 90 anos no próximo dia 11 de fevereiro. Para comemorar a data, a arquidiocese está promovendo uma Missa no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, que será presidida pelo arcebispo emérito de Belo Horizonte, cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

A Diocese de Belo Horizonte foi criada em 11 de fevereiro de 1921 pelo Papa Bento XV. Em 1º de fevereiro de 1924, o Papa Pio XI, através da bula "Amunus nobis ab Aeterno Pastorum Príncipe", elevou Belo Horizonte à categoria de Arquidiocese e seu bispo a arcebispo. Na época, foi a terceira província eclesiástica de Minas Gerais.

Desde a sua criação, estiveram à frente da Arquidiocese os arcebispos: Dom Antônio dos Santos Cabral, Dom João Resende Costa, dom Serafim Fernandes de Araújo e, atualmente, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que assumiu a Arquidiocese no dia 26 de março de 2004.

Para levar o Projeto de Evangelização Igreja Viva, Sempre em Missão à população de seus 28 municípios mineiros, a Arquidiocese conta com uma ampla estrutura institucional, que inclui 264 paróquias, dez santuários, quatro fundações, veículos de comunicação e mais uma série de associações e comunidades.

A celebração acontecerá no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua no dia 11, às 20h.