O coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá, denunciou que Narvier Hernández Moya, de 25 anos, foi detido no dia 26 de janeiro pela Segurança do Estado para que deixe de promover o Projeto Heredia, que pede para os cubanos a liberdade de viajar.

Narvier foi detido no povo de Manicaragua, Vila Clara, por um oficial identificado como Lester, que com outros policiais o conduziram à estação para despi-lo, registrá-lo e fotografá-lo com outro agente, para logo difundir a imagem e enganar a população dizendo que é um colaborador do Governo.

Payá informou que Narvier foi ameaçado a ser condenado a altas penas, sem beneficiar-se das negociações com a Igreja. Por outro lado, os agentes ofereceram-lhe liberá-lo e transladá-lo do país se entregava documentos do MCL e paralisava suas atividades a favor do Projeto Heredia. A oferta foi rechaçada pelo dissidente.

Também informou-se que o dissidente Guillermo Fariñas, premio Sájarov 2010 do Parlamento Europeu, foi detido na cidade central de Santa Clara com outras quinze pessoas, quando ajudava uma mãe grávida que ia ser desalojada com seus filhos da casa onde viviam. Ele foi liberado logo depois de permanecer na delegacia de polícia durante seis horas.

O Projeto Heredia ou "Lei do reencontro" é uma iniciativa do "Movimento Cristão Liberação" em Cuba que propõe o livre contato entre os membros das famílias cubanas separadas durante o regime Castro e o direito a entrar e sair livremente da Ilha. O projeto foi rechaçado pela Assembléia Popular (Congresso Cubano) em dezembro de 2007, e atualmente o MCL está promovendo uma campanha nacional de coleta de assinaturas de apoio.