O Papa Bento XVI atravessará a pé a Porta de Alcalá junto de jovens provenientes dos cinco continentes que cruzarão com ele os cinco arcos do monumento à sua chegada a Madrid no próximo 18 de agosto para celebrar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, enquanto pilotos da patrulha acrobática Águia do Exército do Ar desenharão no céu a esteira das bandeiras vaticana e espanhola.

Neste sentido, o diretor de Atos Centrais da Jornada, Javier Cremades, assinalou que, dado que o Papa entrou pelo Rio Reno em Colônia e pela baía em Sidney, este ano, terei que pensar uma entrada para o Pontífice e era "difícil" que ele o fizesse pelo rio Manzanares.

O Santo Padre aterrissará no Aeroporto de Barajas na quinta-feira 18 de agosto e será recebido por membros do Governo, da Casa Real, da Comunidade e da Prefeitura de Madrid.

O ato será composto de uma recepção ao pé do avião, interpretação dos hinos nacionais, leitura do discurso de boas-vindas pela máxima autoridade civil presente e o discurso do Santo Padre.

Além disso, como já é tradição nas visitas do Papa, jovens de diferentes idades embelezados com o uniforme da Guarda a Suíça renderão homenagens a Bento XVI e o escoltarão durante as cerimônias de boas-vindas e despedida.

Em Papa-móvel até a Praça de Cibeles

Do aeroporto, o Pontífice se deslocará junto à sua comitiva até a Nunciatura de onde se transladará em Papa-móvel à Praça de Cibeles para celebrar o ato de acolhida por parte dos jovens. Diante do Papa, um grupo de motoqueiros, ciclistas e corredores encabeçarão uma marcha popular para dar-lhe as boas-vindas. Também se encontrarão no percurso conjuntos de baile tradicionais sul-americanos.

Depois de descer na Porta de Alcalá para representar sua entrada a Madrid, voltará ao veículo para percorrer o último trajeto escoltado pela Guarda Real.

Na sexta-feira 19 de agosto pela tarde terá lugar o Via Crucis que estará formado por 14 estações procedentes de toda a Espanha dispostos ao longo do Passeio dos Recoletos -até a Praça de Colombo- por onde Bento XVI caminhará em companhia dos representantes de 15 nações que se encontram na atualidade em situações difíceis e que levarão a cruz dos jovens.

Iluminação de edifícios

Enquanto se celebra este ato, alguns edifícios emblemáticos da capital como o Museu do Prado, Netuno, o Palácio de Correios, a Biblioteca Nacional e a Casa da América, entre outros, serão iluminados com cores suaves que convidam à oração.

Por outra parte, no sábado 20 de agosto se celebra a Vigília de Adoração com Exposição do Santíssimo no Aeródromo de Quatro Ventos e que contará com a presença da custódia de Arfe de Toledo que, conforme indicou Cremades é "uma jóia" que atualmente se guarda na Catedral de Toledo. Os jovens poderão passar a noite em oração nas capelas distribuídas pela superfície maior de 60 hectares.

Finalmente, no domingo pela manhã, também no Aeródromo de Quatro Ventos, terá lugar a Missa de clausura da JMJ. Ali, o Papa se despedirá dos jovens e anunciará a próxima sede da JMJ. Uma vez no aeroporto, se celebra um ato oficial com representantes do Governo, os Reis da Espanha, a Comunidade e a Prefeitura de Madrid, diante dos quais o Papa pronunciará um discurso.

No transcurso da JMJ Madrid 2011, as Igrejas estarão abertas para que todos os peregrinos que o desejem possam confessar-se dentro do que foi denominada a 'Festa do Perdão' a cuja disposição também estará o Parque do Retiro onde estarão localizados confessionários assim como um lugar de oração no Palácio de Cristal.

O Papa também terá momentos livres em sua agenda durante os dias que se hospede em Madrid e, neste sentido, estudou-se a agenda com o coordenador das viagens do Papa, Alberto Gasbarri, atualmente no Vaticano para perfilá-la, conforme indicou a diretora do Escritório de Imprensa da JMJ Madrid 2011, Marieta de Jaureguizar.