No final da manhã do dia 24, o Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro se reuniu com o coordenador no Rio da Cáritas Brasileira, Padre Manuel de Oliveira Manangão e José Magalhães, diretor executivo do departamento de emergências da Cáritas Brasileira.  Durante a reunião os representantes da Cáritas disseram que a instituição dispõe de R$ 2,5 milhões para atender as vítimas das chuvas da Região Sudeste.

Após a reunião, Dom Filippo Santoro fez um relato da situação das quatro cidades (Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal e Teresópolis) atingidas pela chuva, falou sobre as necessidades imediatas das famílias que perderam tudo e como a Igreja vem ajudando as vítimas. Dom Filippo Santoro falou sobre as ajudas que chegaram na Diocese, vindas de todos as regiões do país e do exterior.

Os representantes da Cáritas disseram que é preciso ter um plano de ação, uma equipe coordenando todo trabalho, sendo um responsável diocesano e um padre para fazer a ligação com toda Igreja. Eles também sugeriram a criação de um cadastro com dados das pessoas que estão sendo ajudadas e um mapeamento da região atendidas pela Igreja.

Calcula-se que mais de 800 pessoas faleceram por causa das enxurradas e outras 541 seguem desaparecidas. Hoje, 27, a presidente Dilma Rousseff, junto ao governador Sergio Cabral anunciou a construção de 8 mil casas para ajudar os desabrigados da região.