Os bispos e os presidentes das universidades católicas de todo o país sustentarão conversações durante todo o próximo ano como um primeiro passo para a revisão da primeira década de aplicação da Ex-Corde Ecclesiae nos Estados Unidos.

Dom Thomas J. Curry, Bispo Auxiliar de Los Angeles e diretor do Comitê de Educação Católica da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, anunciou a revisão.

"Esta revisão nos ajudará a apreciar a evolução e os desafios pendentes na colaboração de bispos e presidentes para garantir a aplicação da Ex-Corde Ecclesiae nos Estados Unidos", disse o Bispo.

A Ex-Corde Ecclesiae é o documento do Vaticano promulgado em 1990 pelo Papa João Paulo II, que descreve a relação entre os bispos e as universidades católicas. O documento insiste em "uma estreita relação pessoal e pastoral... entre autoridades universitárias e da Igreja, caracterizada pela confiança mútua, a cooperação estreita e constante e um diálogo permanente".

Os bispos aprovaram a aplicação da Ex-Corde Ecclesiae nos Estados Unidos que entrou em vigor no dia 3 de maio de 2001.

A avaliação constará de uma conversação entre um bispo e cada presidente das universidades católicas dentro de sua diocese para discutir a aplicação do documento. Depois das conversações locais, os bispos compartilharão suas reflexões com outros nas reuniões regionais da USCCB durante a Assembléia Geral em novembro de 2011.

"A colaboração é essencial no espírito da Ex-Corde Ecclesiae, por isso um grupo de trabalho dos bispos e reitores de universidades criou o processo de revisão em conjunto", afirmou.

O processo de revisão se centra na identidade católica, na missão, na comunhão eclesiástica, no serviço prestado pela universidade e a cooperação contínua entre o bispo e o presidente do centro de estudos.