O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, apresentará oficialmente em Paris (França), entre os dias 24 e 25 de março o projeto do "Pátio dos Gentis", uma iniciativa para o diálogo com agnósticos e ateus.

O Cardeal deu ao conhecimento público os detalhes do projeto em um comunicado de 25 de janeiro no qual explica que o "Pátio dos Gentis" é "uma nova estrutura permanente do Vaticano para promover o diálogo e o encontro entre crentes e não crentes".

Para a inauguração foram programadas uma série de eventos para os dois dias entre os quais se encontra algumas exposições sobre o tema "religião, iluminação e razão comum" que serão apresentadas na sede da UNESCO, na Universidade de Sorbona e no Institut de France.

Para o 25 de março está prevista uma mesa redonda no College des Bernardins, o lugar aonde o Papa Bento XVI se dirigiu aos representantes do mundo da cultura em sua viagem a França em 2008.

Essa mesma sexta-feira haverá uma "festa aberta a todos, particularmente aos jovens, com o tema 'o Átrio do desconhecido' que se realizará nos subúrbios da Catedral de Notre Dame" aonde haverá espetáculos artísticos e música, entre outros. Após o espetáculo a Catedral estará aberta para quem deseje participar de uma vigília de oração e de meditação.

Em maio do ano passado o jornal italiano La Repubblica recordou que o Cardeal Ravasi havia explicado que o projeto do "Pátio dos Gentis" começaria por tratar de maneira ampla "uma visão compreensiva do homem".

O Cardeal disse ademais que nesta estrutura não se deixará de tocar temas como o aborto, a homossexualidade ou a pedofilia, mas estes assuntos serão abordados "no seu devido momento".