O Parlamento Europeu aprovou na quinta-feira 20 de janeiro por ampla maioria uma resolução em defesa dos cristãos e da liberdade religiosa no mundo. "Esquecemos nossas origens, nossa tradição cristã, nossa cultura cristã", recordou Carlo Casini, o presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais do Parlamento Europeu em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano.

A resolução foi apresentada depois dos violentos ataques contra as minorias cristãs na Nigéria, Iraque e Egito durante as últimas semanas e foi assinada por todos os grupos políticos presentes do semicírculo em audiência plenária na sede oficial do Parlamento em Estrasburgo (França).

Carlo Casini, explicou que com esta moção se espera "um maior compromisso", por parte da Nigéria, Egito, Iraque e Filipinas.

"A resolução é para os cristãos que são perseguidos em todo mundo", e se introduz no âmbito da liberdade religiosa, "que não é apenas de caráter intimista e privado, mas também público", e portanto compreende "o direito a manifestar publicamente os atos de culto", explicou Casini.

O Parlamentar acrescentou que a moção vai dirigida "em primeiro lugar aos governos dos países onde acontecem estes episódios".

A Eurocâmara, com esta resolução resume e condena todos os casos de perseguição contra os cristãos e pede às instituições que exerçam pressão - incluindo econômica - apoiando-se em que "todos os Tratados de assistência mútua entre os estados e sobre tudo de ajuda ao desenvolvimento está escrito que se devem respeitar os direitos fundamentais do homem", disse o presidente Casini.

Finalmente, o presidente recordou às vítimas que "foram assassinados exclusivamente em nome de sua fé em Cristo", e desejou que com este testemunho se faça "real -uma vez mais- o que se diz sobre os antigos mártires: 'o sangue de mártires é semente e novo vigor'".

A representação máxima da Europa

O Parlamento Europeu é a instituição constitucional que representa diretamente os cidadãos da União Européia. Representa o maior parlamento democrático do mundo e dentro da União Européia é o único organismo de natureza supranacional que é diretamente eleito.