A esperada seqüência do livro "Jesus de Nazaré", a exitosa obra de estudos bíblicos do Papa Bento XVI sobre a vida do Senhor, chegará às livrarias americanas -e possivelmente de outros países- em meados de março, na Quaresma.

O site Amazon.com assegura que no próximo dia 15 de março lançará o livro à venda, que será publicado nos Estados Unidos pela editora Ignatius Press e tratará sobre o período da vida de Cristo desde sua entrada a Jerusalém para celebrar a Páscoa, até a sua ressurreição.

Em declarações ao L'Osservatore Romano, o Padre Giuseppe Costa, diretor da Livraria Editrice Vaticana, confirmou que já enviou o texto final a vários editores, e em poucas semanas "Jesus de Nazaré, segunda parte. Semana Santa: Da entrada a Jerusalém até a Ressurreição", estará à venda para quem o esperava desde o ano 2007.

A segunda parte de "Jesus de Nazaré" pode repetir o sucesso do primeiro volume, editado há quase quatro anos, e do recente "Luz do Mundo", livro-entrevista do Papa com o jornalista alemão Peter Seewald que desde novembro vendeu perto de um milhão de cópias.

Para o Vaticano se trata de um êxito qualitativo e quantitativo. O livro de Seewald foi publicado em 20 idiomas e já tem uma segunda edição em italiano porque a primeira foi esgotada em tempo recorde. Também há negociações com 14 editoras para traduzi-lo a outros 11 idiomas.

O Padre Costa assegura que os editores receberam muitas cartas de leitores satisfeitos. "Muitos leitores, também não cristãos, sentiram a necessidade de dizer obrigado após ler o livro", explica.

O sacerdote conta o caso de pais que deram de presente o livro aos seus filhos, e filhos aos seus pais e outros muitos que compraram cópias para amigos e familiares. A obra é única porque mostra "o rosto humano" de um Papa considerado "reservado".

"A isto acompanha a extraordinária liberdade de Bento XVI, que não foge de pergunta alguma", acrescenta o Pe. Costa.