Este domingo 23 de janeiro milhares de pessoas, especialmente jovens, se reunirão na capital dos Estados Unidos para rezar pelo fim do aborto neste país, na Vigília Nacional pela Vida que recorda o aniversário da decisão judicial sobre o caso Roe vs. Wade que em 1973 liberalizou o aborto a pedido (abortion on demand) no país.

A Vigília inclui uma multitudinária Missa na Basílica da Imaculada Conceição em Washington DC, onde se espera a assistência de 10 mil pessoas. A Eucaristia será presidida pelo Cardeal Daniel DiNardo, Arcebispo de Galveston-Houston e Presidente do Comitê Pró-vida do Episcopado dos Estados Unidos.

Logo depois da Missa haverá confissões na cripta da Basílica, os presentes rezarão o Rosário Nacional pela Vida, e a Oração da Noite será celebrada de acordo ao rito bizantino. A partir da meia-noite até às 6:00 a.m. da segunda-feira 24 seminaristas de todo o país dirigirão horas santas diante do Santíssimo Sacramento com os participantes.

A jornada da segunda-feira começará às 6:30 a.m. com uma oração da manhã e uma hora depois, às 7:30 a.m., o Bispo de Bridgeport, Dom William E. Lori, presidirá uma Eucaristia.

O ato principal da Vigília Nacional será a Marcha pela Vida prevista para a segunda-feira na manhã, um evento que em edições anteriores reuniu mais de 100 mil pessoas em Washington DC.