Perante um numeroso grupo de peregrinos reunidos este meio-dia na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical, o Papa Bento XVI recordou a urgência da conversão para viver a unidade e assegurou que os fundamentos nos quais o cristão constrói sua vida devem ser a vida de fé dos Apóstolos, a comunhão fraterna, a Eucaristia e a oração.

"Sabemos quantas provas devem confrontar os irmãos e irmãs da Terra Santa e do Oriente Médio. Seu serviço é assim ainda mais precioso pois é reforçado por um testemunho que em alguns casos chega ao sacrifício da vida", disse o Papa e recordou que entre os dias 18 e 25 de janeiro se realiza a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

O Papa fez também uma lista de pontos cardeais sobre os quais fundar a própria vida: "para ser no mundo sinal e instrumento de íntima união com Deus e de unidade entre os homens, nós cristãos devemos fundar a nossa vida sobre esses quatro “pilares”: a escuta da Palavra de Deus transmitida na viva Tradição da Igreja, a comunhão fraterna, a Eucaristia e a oração".

"Somente deste modo –continuou Bento XVI- permanecendo firmemente unida a Cristo, a Igreja pode cumprir eficazmente a sua missão, apesar dos limites e das falhas dos seus membros, apesar das divisões, que o apóstolo Paulo devia enfrentar na comunidade de Coríntios, como recorda a segunda Leitura bíblica deste domingo: "Rogo-vos, irmãos – escreve Paulo - que todos sejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisão, mas vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento”".

"Aqui está o apelo intemporal do Evangelho de hoje: “Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo” (Mt 4,17). O sério empenho de conversão em Cristo é o caminho que conduz a Igreja, com os tempos que Deus dispões, à plena unidade visível. É um sinal os encontros ecumênicos que nestes dias se multiplicam em todo mundo.", explicou o Pontífice.

Logo o Papa rezou o Ângelus, saudou os presentes em diversos idiomas e repartiu sua Bênção Apostólica.