O Bispo de San Cristóbal de las Casas, Dom Felipe Arizmendi rejeitou a “luta encarniçada” pelo poder entre os partidos políticos e afirmou que  “o que ansiamos é que todos, incluindo os políticos,  unamo-nos em uma nação nova, justa e fraterna”.

O Prelado explicou que dentro das atitudes cristãs devem destacar as que se apliquem ao nível social. “Demonstremos ser discípulos de Jesus se superamos as atitudes de desprezo aos indígenas e aos pobres; se nos tratamos como irmãos, apesar de nossas diferenças religiosas, culturais, econômicas ou políticas”, ressaltou o Bispo.

“Entre políticos –acrescentou– e a maioria que se confessa cristão, deveria traduzir-se em um respeito mútuo, evitando denotar-se com interpretações arbitrárias e caluniosas de tudo o que digam e façam os outros partidos”.

O Prelado também afirmou que “a luta legítima pelo poder não tem que se basear em ofensas, calúnias nem discussões  desesperadas, mas que impere o diálogo e principalmente o respeito”.

Dom Arizmendi advertiu que “ninguém deve obrigar os mexicanos a apoiar a um partido político” porque “cada um é livre de aceitá-lo ou rejeitá-lo”; e acrescentou que “nós não estamos casados com nenhum partido, com nenhuma organização, com nenhum programa, com nenhum governo”.

“O que nos corresponde é promover que todos se amem como irmãos”, concluiu o  Prelado.